Água e bacias hidrográficas:

planejamento, gestão e manejo para enfrentamento das crises hídricas.


Edson Luís Piroli

*Você está baixando um documento para seu uso pessoal.

Quaisquer compartilhamentos ou cópias devem ser obtidos

diretamente deste site ou com autorização expressa dos autores. 


Baixe o seu E-book gratuitamente

O presente livro tem como objetivo contribuir para a formação de embasamento teórico, metodológico e prático sobre o planejamento do uso de recursos naturais em bacias hidrográficas, apontando opções de manejo e de gestão desses recursos no Brasil.


Outro objetivo é o de integrar essas informações a diferentes ciências relacionadas ao tema, buscando elucidar aspectos conceituais e esclarecer situações nas quais é mais recomendável utilizar as microbacias, as sub-bacias ou as bacias hidrográficas como espaço geográfico para atividades de planejamento e de gestão das águas e dos recursos hídricos.


Busca-se com esta obra contribuir para o esclarecimento de dúvidas relativas ao assunto, sobretudo de estudantes de graduação e pós-graduação, de técnicos atuantes no setor, de pessoas ligadas às questões hídricas e ambientais e dos demais interessados. Para isso, buscou- -se trabalhar os temas com profundidade, sem torná-los excessivamente técnicos, mas também sem deixar questões fundamentais a responder.



Entrevista com o autor